Como combinar cores na decoração?

A decoração envolve uma série de elementos, entre eles as cores. Fundamentais na composição do ambiente, nem sempre são fáceis de escolher os tons com os quais queremos pintar e decorar a nossa casa: é necessário considerar gostos pessoais e o tipo de ambiente que se quer criar  antes de decidir uma paleta final. Para isso não ser um empecilho o blog da Cassol Centerlar esclarece alguns pontos sobre cores para ajudar na decoração. 

 

O primeiro ponto que devemos levar em conta é entender mais sobre o estudo das cores. A roda de cores, por exemplo, é uma ferramenta fundamental, pois com ela é possível checar combinações. O disco cromático é composto pelas cores primárias, secundárias e terciárias. O branco, o preto e a cinza são cores neutras, por isso são consideradas curingas. 

 

A roda das cores é composta por três tipos de cores: Cores primárias: são 3 – vermelho, azul e amarelo – e todas as restantes cores são compostas por estas; Cores secundárias: as cores secundárias obtêm-se com a mistura de 2 cores primárias, ou seja, o laranja nasce da mistura entre o vermelho e o amarelo; o verde nasce da mistura entre o azul e o amarelo; e o violeta nasce da mistura entre o vermelho e o azul; Cores terciárias: as cores terciárias resultam da junção entre cores primárias e secundárias, ou seja, a turquesa nasce da mistura entre o azul e o verde; o verde-lima nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e o encarnado nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes 3 cores terciárias não têm nenhum nome específico, sendo simplesmente uma mistura de vermelho-laranja, amarelo-laranja e azul-violeta.

 

Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de 2 maneiras:

 

cores complementares: são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos – como é caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável quando utilizadas em conjunto, conferindo energia e movimento a uma divisão.

 

Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias, como por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta-azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores. Embora apresentem harmonia, também precisam de ser combinadas de forma cuidadosa.

 

 

Paletas de cores:

 

Monocromática: escolhe-se apenas uma cor, mas esta é utilizada em vários tons e intensidades distintas. Dependendo da cor escolhida, pode ou não produzir um efeito final menos interessante, mas que pode ser facilmente corrigido com o uso de peças decorativas ou de mobiliário contrastantes.

 

Harmoniosa: estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores; sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem uma vez aplicadas na decoração, principalmente se juntar tonalidades menos intensas com tonalidades mais vibrantes.
Primária: embora sendo as cores mais fortes e dominantes, se as utilizar com um fundo branco (ou outra cor neutra), conseguirá equilibrar toda a paleta.

 

Complementar: escolhem-se duas cores complementares (opostas) da roda; enquanto a cor fria é aplicada na maior parte da divisão, a cor quente é aplicada em doses menores, ou vice-versa. Para conseguir um contraste mais ou menos evidente, basta alterar o tom e a intensidade das respectivas cores.

 

Semi-complementar: escolhem-se três cores da roda, começando, por exemplo, pelo verde e a sua cor complementar, o vermelho/violeta. No entanto, em vez de ficar pela cor complementar (vermelho/violeta) escolhe-se antes duas cores harmoniosas, ou seja, uma de cada lado da cor complementar, brincando com a sua intensidade para conseguir mais ou menos interesse.

 

 

Agora que você já tem uma noção das cores na decoração fica mais fácil escolher as combinações para o seu projeto, na Cassol Centerlar você conta com mais de 6 mil tonalidades para combinar e deixar a sua casa linda. Na Fábrica de Tintas Cassol, qualquer referência de cor que você trouxer poder virar uma tonalidade. Venha fazer uma visita na loja mais próxima e conferir o mundo das tintas Cassol!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...