Como limpar ar condicionado

Com o calor das temperaturas mais quentes o uso do ar condicionado se intensifica,  e nada melhor poder estar em um ambiente fresco para dar uma escapada do calor. Na Cassol Centerlar você confere um mundo de opções em ar condicionado, de todos os modelos e gostos para passar o verão tranquilo. Confira em nosso Caderno de Ofertas.

 

É importante manter a manutenção e limpeza do seu equipamento, pois os filtros ficam sujos reduzindo o desempenho do equipamento e piorando a qualidade do ar. Para iniciar a limpeza, primeiramente, é necessário desligar o condicionador de ar e retirar o cabo elétrico da tomada antes de efetuar a limpeza. 

 

UNIDADE INTERNA (controle remoto, tampa e painel frontal): use um pano seco para limpar a unidade interna e o controle remoto. – Se a unidade interna estiver muito suja, utilize um pano umedecido com água limpa.  O painel frontal da unidade interna pode ser removido para lavar, retire-o com cuidado e seque-o com um pano seco e macio. Não utilize, lixas ou polidores para limpar a unidade.

 

1º Passo – Remoção do Filtro- Abra levemente o painel frontal para ter  acesso aos filtros;  Segure no gancho do filtro de ar e  levante-o  um pouco para desencaixá-lo do suporte do filtro.

 

puxadores

 

Abra a tampa e retire o filtro com cuidado.

 

abra a tampa

 

Veja, no vídeo abaixo, como é fácil fazer a limpeza do filtro de nylon do ar condicionado.

 

2º Passo – Limpeza dos Filtros de Carvão Ativado e HEPA: verifique se existe filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou filtro HEPA (lado direito). Apenas alguns modelos possuem esses filtros e retire-os antes de lavar os filtros de nylon. O modo de remoção e instalação destes filtros são diferentes entre os modelos, não podem ser lavados com água, limpe-os utilizando aspirador de pó ou substitua-os. Limpe os filtros de carvão ativado e HEPA uma vez no mês e troque-os por outro a cada 4 ou 5 meses.

 

filtro de carvão

filtro de HEPA

 

3º Passo – Limpeza dos Filtros de Nylon- Passe aspirador de pó, lave com água morna ou fria,  se necessário utilizar sabão neutro,  seque bem as peças à sombra.

 

aspirar

 

Lave o filtro com água limpa.

 

lavar

 

Use um pano para secar as áreas úmidas.

 

secar

 

Coloque o filtro e a tampa traseira de volta.

 

coloque a tampa traseira de volta

 

 4º Passo – Reinstalação- Não ligar o Ar Condicionado sem os filtros.

 

Unidade Externa Condensadora: as serpentinas de troca de calor e aberturas do painel da unidade externa devem ser verificadas periodicamente, se obstruídas com sujeira ou fuligem, o trocador de calor e as aberturas do painel podem se limpos a vapor com um aspirador de pó comum ou específico. 

 

A limpeza mais eficiente da condensadora é feita utilizando-se um detergente ou spray específicos e esse processo deve ser feito por um profissional qualificado, porque é necessário abrir a condensadora, retirando as peças sujas para facilitar a limpeza. A aplicação do detergente é feita com a ajuda de um pincel, depois deve-se passar água, limpar a poeira, folhas e detritos. Caso ocorra algum ponto de ferrugem na unidade externa, aplique um pouco de tinta esmalte sintético para prevenir o seu alastramento. Serpentinas sujas ou entupidas reduzirão a eficiência de operação do sistema  e causarão maiores custos operacionais, e consumo de energia.

unidade externa

Pronto, agora que você já sabe como limpar não ponha a saúde de sua família em risco, lembre-se de fazer a limpeza periodicamente. E caso tenha interesse de adquirir um novo produto, viste a Cassol mais próxima e confira os ótimos preços ou, caso já saiba, utilize o Televendas 4001-1515 para fazer suas compras.

 

 

Fonte: Web Ar Condicionado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...