Conheça os tons de tintas para 2013

O mercado já anunciou as cores que serão tendências no ano de 2013, o portal Casa e Jardim trouxe um pouco de cada uma, e com a ajuda de especialistas no assunto, você fica sabendo de tudo que irá pintar por aí no mundo das tintas. 

 

Interessou? Então depois de ler o post, que tal planejar a pintura do seu lar? Passe na Cassol e saia com uma nova cor para a sua casa com a Fábrica de Tintas, é simples e sem demora, são milhares de opções que podem ser criadas na hora e do jeito que você tinha imaginado. Tudo com a orientação de um especialista que ajuda você a fazer a melhor escolha.

 

EFEITO ÓPTICO 

Dulla

 

Verde-amarelado ou amarelo-esverdeado? Nem mesmo a Suvinil dá a resposta. Batizado de Verde-limão, esse tom fica, propositalmente, em cima do muro. Segundo a consultora de cores e tendências do fabricante, Ana Kreutzer, o Verde-limão se encaixa na onda do entre cores. “A característica desse grupo é oscilar de acordo com a luz do ambiente, proporcionando uma experiência óptica”, afirma. Energético, ele incita a velocidade, a inquietação e o frescor, valores identificados não apenas no mercado de decoração como também na moda e no design. Em abril, a designer italiana Lorenza Bozzoli lançou a poltrona de balanço Fedro para a marca Dedon, em Milão, e apostou nessa cor. Outro entre cores apresentado pela Suvinil é a Cravina Rosa – um rosa-avermelhado ou vermelho-rosado, depende da luz e da percepção individual. Na foto, veja ainda o azul Topo do Mundo, um bom oposto complementar para o conjunto. 

 

A TRANQUILIDADE É AZUL

Dulla
 

Violeta Inspirado, um índigo profundo e arroxeado, é a cor do ano para 2013, segundo a Coral. Na avaliação de Heleen van Gent, diretora do Centro de Estética Global da AkzoNobel, grupo do qual a marca de tintas faz parte, esse tom expressa o desejo contemporâneo de desconexão – pelo menos no momento em que voltamos para casa. À frente do setor HomeBuildLife daWGSN – centro internacional de pesquisa de tendências de moda e estilo –, a norte-americana Lisa White apontou o azul, de maneira geral, como a cor predominante nos próximos anos. Na opinião da arquiteta Nara Grossi, deve-se tomar cuidado com os azuis fechados, pois eles podem dar ao ambiente um efeito melancólico. “Sugiro o amarelo para iluminar e alegrar o grupo”, diz Nara. Na composição da foto, observe as tintas amarela Rebento e branca-acinzentada Rocha Castelo. “O cinza quebra a intensidade do azul e do amarelo, fazendo a ligação entre as cores de paletas tão diferentes”, afirma o arquiteto Vinícius Mazzoni, do escritório FMB Arquitetos. 

 

NATUREZA: DEIXE ELA ENTRAR

Dulla


Honey Vitality. Em tradução livre, Natureza Viva. Eis o nome de uma das paletas criadas pela Sherwin-Williams como tendência para 2013. Ela é resultado das informações compiladas pela equipe da norte-americanaCarol Derov, gerente de marketing de cores da marca e membro do Color Association of the United States. Formada por tons terrosos, dos crus aos marrons e avermelhados, a paleta atende à demanda de levar a natureza para dentro de casa. “Nessa lógica, assistimos à valorização das texturas naturais, dos acabamentos rústicos e dos trabalhos feitos à mão. Tudo aponta para a sensação reconfortante de fazer parte de algo maior”, diz Carol. A novidade na onda de terrosos é combiná-los com azuis pálidos – caso da cor Poolhouse, que contrasta com o terracota Rustic Red e o bege Roycroft Suede. A arquiteta Deborah Roig, que utiliza com frequência esses tons em seus projetos, propõe uma ousadia: “Experimente compor o terracota com o azul-turquesa e o verde-folha. Fica muito atual”, afirma. 

 

DOÇURA RETRÔ 

Dulla


Contempladas não apenas na grade daLukscolor como na da Sherwin-Williams, as candy colors – em português, cores de doce – sugerem uma nostálgica volta aos anos 1950 e 1960, onda também chamada de retrô fun, expressa, por exemplo, na indústria de eletrodomésticos. Conforme previsão da WGSN, na moda, no design e na decoração esses tons privilegiam composições em degradê. Na paleta de candies da Sherwin-Williams há cores de gemas preciosas, como o citrino e a ametista. A foto traz as tintas nas tonalidades Essence, Nirvana e Coconut,da Lukscolor. Para um resultado surpreendente e contemporâneo, pontue-as com toques de preto. “Inclua nuances vibrantes, como o rosa pink, para o ambiente não parecer infantil. Outra ideia é escolher tecidos marcantes, que chamem a atenção, com texturas e referências geométricas, além de objetos mais suntuosos”, diz a designer de interiores Luciana Penna.

 

Para maiores informações sobre tintas, acabamento e decoração, visite a Cassol mais próxima ou entre em contato através do Televendas 4001 1515.

 

 

Fonte: Revista Casa e Jardim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...